Serviço de Débito Recorrente ajuda a organizar as contas da academia


Um dos desafios dos gestores das academias está em desenvolver formas de pagamento práticas e atraentes para os clientes e que garantam a organização do fluxo de caixa da empresa. 


Disponível no EVO Academia, função favorece adesão de alunos e torna o pagamento mais ágil e fácil.



Para tornar essa operação mais dinâmica e segura, a W12 desenvolveu para os softwares EVO Academia e Studio a função “Débito Recorrente”, que permite ao aluno pagar o plano mensalmente no cartão de crédito, sem que esse valor afete o limite da sua fatura. “Ao invés de cobrar R$ 1.200 de um pacote anual, por exemplo, a academia pode cobrar R$ 100 mensalmente, de forma automática, reduzindo a inadimplência e sem ocupar o limite do cartão de crédito do cliente”, conta Valério Medeiros Ferreira, sócio-fundador da W12.



Cada vez mais popular entre as academias, o Débito Recorrente vem para solucionar problemas de atrasos no pagamento, além de oferecer benefícios como variedade na forma de pagamento, e até aumento da fidelização de alunos.



A adesão ao sistema é muito simples: “A academia só precisa ter um contrato com a operadora decartão de crédito. O nosso software faz toda a comunicação entre as duas empresas, sem que haja a necessidade de o aluno passar o cartão a cada operação”, explica Ferreira.



O uso de dinheiro tem sido substituído pela “moeda de plástico” - o cartão de crédito - em nome da segurança e da praticidade. O consultor Alessandro Mendes, líder dos Arqueiros In Target, conta que o dinheiro e o cheque estão saindo de circulação e que, por isso, tem sido uma tendência das academias oferecer aos alunos a opção de pagamento com cartão de crédito.

Um serviço que organiza as contas da academia e facilita a vida do aluno!
Para o gestor da academia, o Débito Recorrente reduz as manobras operacionais do processo de venda. Mendes lembra que há empresas que têm até máquina para preencher o cheque pelo aluno já que, ao fechar planos de 12 ou 18 meses, há um grande volume de papéis a serem preenchidos. “Além disso, o controle logístico é absurdo!”, reclama Mendes. “Tem que pegar os cheques, ordenar por mês, data de vencimento... Por mais que se coloque no banco para que ele organize, tem que pagar por isso”.


Ferreira destaca as vantagens para a academia, que deixa de se preocupar com a cobrança dos alunos e com o controle manual das operações. Já para o cliente, o problema com o limite do cartão não se configura mais como um empecilho, deixando-o menos resistente à compra. “Ele ganha praticidade e conforto”, analisa.



Outra vantagem para os alunos é que as contas ficam organizadas. Na opinião de Mendes: “Quanto mais fácil, mais adotado é o sistema. O Débito Recorrente é o mais fácil para a academia administrar e para o aluno, que não precisa ficar se organizando. Facilidade e acesso são as palavras de ordem”, diz.

O processo de fidelização do aluno
Além de perceber a diferença no serviço oferecido pela academia, o aluno tende a renovar seu plano e se fidelizar à empresa que adota o Débito Recorrente. O líder dos Arqueiros In Target conta que uma das vantagens para a academia é que o processo de cancelamento do plano acaba sendo mais burocrático, o que leva o aluno a adiar a situação ao máximo. 


Com isso, ele acaba muitas vezes se obrigando a ir para a academia para não perder o valor que está sendo gasto com o serviço.



“A adoção da atividade física é uma questão de comportamento. A evasão acontece nos primeiros meses porque a pessoa precisa sair da inércia e mudar a rotina para incluir o exercício. O corpo sente e, até o terceiro mês, as chances de desistência são grandes. Ao ter uma burocracia no cancelamento, ele acaba se obrigando a frequentar a academia, passa o período de adaptação e o corpo começa a aceitar e até pedir pelo exercício”, revela Mendes, destacando que o Débito Recorrente acaba contribuindo para doutrinar o cliente a praticar uma atividade física.



Para Valério Medeiros Ferreira, o gestor da academia ganha uma moeda de troca para negociar com o aluno que entra na zona de risco de abandono, já que suspensões e extensões de planos são mais fáceis de serem negociadas: “A academia pode ainda optar por trabalhar com planos mensais e renovação automática. Esse sistema tem se mostrado muito eficaz em grandes redes pelo mundo”, enfatiza.

Ponto a considerar
Alessandro Mendes conta que os gestores precisam levar em conta a taxa de administração que algumas operadoras de cartão de crédito cobram para a realização da operação de Débito Recorrente. "É quase como um sócio eterno já que, às vezes, 5% do faturamento bruto negociado no cartão naquele mês irá para a operadora. Se imaginarmos uma academia com R$ 100 mil de faturamento e quatro sócios, ela vai ter que dar R$ 5 mil para a operadora do cartão – o que é mais do que o pró-labore dos proprietários.”


No caso do Débito Recorrente, o gestor só vai sofrer com a inadimplência caso o cliente deixe de pagar para a operadora do cartão de crédito, o que acaba sendo mais simples de resolver. Valério Medeiros Ferreira aponta que esta função é uma forte tendência do mercado porque o cliente moderno não quer mais se comprometer com “carências, letras miúdas e pegadinhas contratuais. Ele quer liberdade e praticidade, ao passo que as academias e estúdios precisam oferecer diferenciais realmente relevantes para que haja a retribuição”.



Para o profissional da W12, o empresário precisa garantir uma entrega consistente e acima das expectativas do cliente, para ser recompensado. Valério destaca ainda que, com mais de 700 clientes, nenhum deles com carência contratual, é importante repassar esta linha de pensamento até o cliente final. 



Por Jornalismo Portal EF



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